Blog

Pesquisa comprova a importância dos brindes promocionais personalizados

Olá! Como prometemos em nosso post anterior, vamos falar sobre a pesquisa 2017 realizada pela BPMA (British Promotional Merchandise Association). A associação representa o setor de marketing promocional no Reuni Unido. E a sua pesquisa anual é referência para as empresas que investem no marketing de relacionamento. Vários insights da pesquisa nos ajudam a perceber o valor da distribuição de brindes promocionais personalizados para conquistar ou fidelizar clientes. Vamos lá?

Como seu cliente se sente quando ganha um brinde seu?

Esse é o primeiro dado interessante da pesquisa: 79% dos entrevistados disseram se sentir prestigiados, valorizados ao receber um brinde promocional. Outros 47% disseram se sentir felizes, e outros 21% ficaram impressionados com a marca. E 5,9% disseram se sentir especiais.

 

Brindes promocionais personalizados

Brindes promocionais personalizados

Quais brindes promocionais você tem na sua mesa de trabalho?

Quando essa pergunta foi feita aos entrevistados que participaram da pesquisa, 92% disseram ter pelo menos um brinde promocional na sua escrivaninha. 81% disseram ter mais de 2 brindes. 44% possuem mais de 4 brindes em sua mesa de trabalho. E apenas 11% não possuem brindes.

Entre as pessoas que costumam utilizar presentinhos promocionais em seu cotidiano, Os itens mais comuns comuns são:

  • canetas – 65%
  • cadernos personalizados ou blocos de anotação – 43%
  • caneca – 20%
  • porta copo
  • base de mouse – esses dois últimos itens somaram 17%.

A pesquisa anterior, de 2014, mostrou o top 10 dos produtos, que complementam essa lista com:

Se você quiser valorizar sua campanha de marketing de relacionamento, pode fazer kits misturando esses produtos: canetas com agendas e porta-copos, canecas com cadernos personalizados, calendários com lápis e blocos de anotações, por exemplo. Vale também mesclar o analógico com itens digitais como o pen drive, ou com alimentos, como vinhos e guloseimas. Tudo depende do orçamento, da ocasião e até dos valores que a marca deseja passar.

Brindes promocionais personalizados perfeitos têm…

Cerca de 200 profissionais que costumam fazer campanhas de marketing com brindes publicitários responderam à entrevista. Eles disseram quais são as qualidades que fazem o brinde perfeito. Elas são:

  1. Usabilidade, utilidade (50%): brinde bom é brinde útil. Porque este, sim, vai fazer com que a marca seja lembrada. E lembrada como uma companheira que traz soluções para o que precisamos.
  2. Personalização (11%): é a menina dos olhos no momento. Os empresários e marqueteiros que apostam em brindes concordam que a personalização transforma totalmente a experiência do cliente com o produto.
  3. Exlusividade (11%): aqui entra de tudo, da personalização à criação da campanha, da embalagem à entrega do brinde.
  4. Durabilidade (11%): não adianta distribuir um produto que estrague logo ou não funcione. A imagem da sua empresa pode ser associada imediatamente à falta de qualidade.
  5. Relevância (9%): presente relevante, marca relevante.
  6. Alta qualidade (8%): certamente, um brinde com alta qualidade surpreende que o recebe e causa um impacto duradouro no relacionamento entre cliente e marca.
Brindes promocionais personalizados

Brindes promocionais personalizados

Quando utilizar brindes corporativos?

Sete em cada dez marqueteiros utilizam campanhas com brindes promocionais personalizados em suas ações de marketing de relacionamento. Mas em que ocasiões eles são mais utilizados?

  • 66% distribuem brindes em feiras e eventos;
  • 52% fazem campanhas de marketing de relacionamento distribuindo brindes para reconhecimento e valorização dos clientes;
  • 32% utilizam os brindes como incentivo de vendas
  • 27% distribuem brindes promocionais personalizados para promover o envolvimento e engajamento dos funcionários.

Com essas dicas fica fácil entender que o clássico nunca sai de moda e que não é preciso ter medo: apostar em brindes é uma ação que sempre dá resultado. “Cada vez mais, percebemos que os nossos clientes buscam alta qualidade de impressão em itens personalizados, criativos e que entreguem todo o valor da marca aos seus consumidores” – diz Lyzandro Santana, gerente comercial da Hellograf.